Samu na Beira Mar. Com bicicletas, Samu deve atender em até 2 minutos

Três bicicletas foram equipadas para o atendimento de ocorrências
na Beira Mar FOTO EVILÁZIO BEZERRA
Frequentadores da orla podem solicitar atendimento do Samu em bicicletas pelo 192. Tempo máximo de espera será de dois minutos, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza

Frequentadores da Beira Mar de Fortaleza passam a contar com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em bicicletas. O projeto Bike Vida visa reduzir o tempo de socorro na região para até dois minutos. São três estações na Beira Mar — na altura do Boteco, do Náutico e do Mercado dos Peixes — com uma bicicleta, o socorrista e os equipamentos. O serviço deve ser acionado pelo 192.

A novidade foi lançada na manhã deste sábado, 15, na Beira Mar. De acordo com o prefeito Roberto Cláudio (PDT), a região foi escolhida para receber o projeto-piloto por ser “a área de Fortaleza com maior concentração de pessoas por metro quadrado fazendo atividade física — muitas vezes sem realizar exames prévios e acompanhamento”.

As bicicletas contam com equipamentos básicos para atendimentos de urgência, como o desfibrilador — utilizado em casos de parada cardíaca. Cada socorrista terá 1,5 quilômetro de orla para atender. Segundo o gerente do Samu em Fortaleza, Daniel Sousa, nos primeiros seis meses de 2017, foram realizadas 500 solicitações na região.

 
Na Praia do Futuro, profissionais de barracas foram capacitados
 para orientar banhistas FOTO EVILÁZIO BEZERRA
“Não é só a bicicleta e o socorrista. Será um primeiro atendimento integrado com a rede do Samu e os hospitais”, detalhou o prefeito.

Praia do Futuro

Também com o objetivo de garantir maior segurança na orla da Capital, parceria da Prefeitura com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro realizou capacitação de 19 profissionais de 14 barracas da área. Os funcionários receberam instrução para informar frequentadores sobre condições para o banho, mudanças climáticas e prevenção de acidentes, além de distribuir para as crianças pulseiras de identificação, que indicam o local onde estão os pais ou responsáveis.


SERVIÇO



Atendimentos do Bike Vida:

Estações na orla: na Beira Mar em frente ao Boteco Praia, ao Náutico Atlético Cearense e ao Mercado dos Peixes
Como solicitar: pelo número 192 e pessoalmente nas estações

Horário de atendimento: das 5 às 22 horas



ANA RUTE RAMIRES/O Povo Online

Postagens mais visitadas deste blog

Sete bandidos morrem em confronto com a PM do Ceará durante ataque a bancos em Jaguaruana no Vale do Jaguaribe

Carreta atropela e mata 7 vacas na CE-356 próximo a ponte Rio Jaguaribe em Flores

HOMEM É MORTO A TIROS NO CENTRO DE LIMOEIRO DO NORTE